sábado, 23 de junho de 2012

I Retiro Pastoral de 2012 (25 e 26 de fevereiro)

Foto oficial do I Retiro Pastoral

Percebendo a carência de acompanhamento e de formação que havia na Pastoral, o guia pastoral Rian Miranda propôs a realização do I Retiro, proposta esta que foi aceita pelos membros pastorais com grande entusiasmo e esperança.
O foco do primeiro retiro era, primeiramente, confirmar a unidade dos casais membros na Pastoral e segundo, e principalmente, promover uma maior formação acerca do papel da Pastoral, dos objetivos e ações, e da organização da mesma, segundo as diretrizes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Dia 25 de fevereiro

O I Retiro iniciou na noite do dia 25 de fevereiro nas dependências da Escola Estadual Presidente Médici. Quem ministrou a noite foi o guia pastoral, Rian Miranda.

Rian Miranda, guia pastoral.

Nesta noite (dia 25) o guia pastoral primeiramente fez um momento de animação, logo após um momento de oração; seguindo expôs aos casais membros os objetivos gerais e específicos do primeiro retiro. Logo após a explanação dos objetivos foi-se feito um estudo bíblico do Evangelho de Mateus, capítulo 02.
Após o estudo se sucedeu um breve intervalo para lanche.
Momento de animação

 Graça Santos e o casal Dejanira e José

 Casal Antonio e Neide, Graça e Socorro.

Casal Gil e Nalva e Teca.

Voltando do intervalo, seguindo a temática do estudo bíblico o casal membro Paulo e Neném deu seu testemunho de vida, exemplo do poder e da providência de Deus em nosso meio. A noite foi encerrada com um momento de oração.

 Testemunho do casal membro Paulo e Neném

Momento de oração

Dia 26 de fevereiro

Deu-se continuidade ao I Retiro na manhã do dia 26 na residência do casal membro Cícero e Zelita (Lola), iniciando com o café da manhã, tendo a presença de dois casais da Pastoral da Família da Paróquia de Nossa Senhora da Penha (Sé Catedral) de Crato-Ce, Josineide e Ricardo e Lila e João, e do Vigário Vivente de Paulo, atual pároco da nossa Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus.



Pe. Vicente de Paulo abençoando os alimentos.

Ricardo e Josineide; Lila e João (Convidados especiais)

Logo após o café sucedeu-se os trabalhos do retiro que foram ministrados pelo casal convidado, Ricardo e Josineide (de Crato-Ce), este que expôs os objetivos, o papel, a organização e as condições de inserção de casais na Pastoral Familiar, segundo as diretrizes da CNBB; e finalizou sua palestra com a dinâmica do papel.

 Casal Ricardo e Josineide

Josineide explanando os objetivos da Pastoral Familiar.

 Casais participando da dinâmica do papel.

 Casais participando da dinâmica do papel.



Durante a palestra do casal convidado várias animações de cantos e danças foram realizadas pelo guia pastoral, Rian Miranda. Após os trabalhos exposto pelo mesmo casal sucedeu-se o intervalo para o almoço.

 Bênção da ceia



Prosseguindo o almoço fez-se mais um momento de animação com o guia pastoral, seguindo uma dinâmica promovida pelo casal convidado, Lila e João (de Crato-Ce), a qual enfatizava a fraternidade, a unidade que deve existir em um grupo, em uma pastoral, em uma família pastoral.



E para finalizarmos nosso I Retiro Pastoral com chave de ouro, no final da tarde deste dia (26 de fevereiro) saímos em direção à Matriz de Santa Teresinha, onde, na capela do Santíssimo, adoramos a Cristo presente na Hóstia Santa no seu Tabernáculo. 
O I Retiro Pastoral foi para nós uma propiciadora e fecunda bênção, que até hoje produz muitos frutos, e frutos bons que edificam o Reino de Deus em nosso meio.

Caminhada, animada com cantos, em direção à Matriz.

Caminhada, animada com cantos, em direção à Matriz.

Em frente a Matriz.

Adoração na capela do Santíssimo, na Matriz.



Adoração na capela do Santíssimo, na Matriz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário