domingo, 6 de julho de 2014

Encontro Diocesano da Pastoral Familiar

Houve na manhã do primeiro domingo deste corrente mês, 06 de julho, o primeiro Encontro Diocesano de Formação Pastoral da Pastoral Familiar realizado em nossa cidade, nas dependências da Escola de Referência Presidente Médici, sob a organização na nossa Pastoral Familiar, o qual reuniu casais de todas as paróquias da Diocese, dividas nos setores diocesanos São Marcos, São Mateus e São Lucas, da qual fazemos parte; com exceção das paróquias de Trindade e de Dormentes que por motivos maiores não puderam comparecer.

Esse Encontro, que iniciou na quadra com momento de animação e acolhida, com a apresentação do casal coordenador diocesano, Marcia e Bebé, seguindo de um momento de oração presidida por nosso guia pastoral, Rian Miranda, suplicando os dons do Espírito Santo e recomendando o mesmo Encontro à Intercessão de São João Paulo II, presente através de sua relíquia exposta no local; e com a partilha do café da manhã, teve como primícia oferecer formação pastoral e pedagógica quanto aos papeis dos coordenadores, vice-coordenadores, secretários, financeiras, e sobretudo quanto à função dos setores da Pastoral Familiar que são o Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais.

Logo após o café, todos retornaram à quadra onde teve outro breve momento de apresentação de toda a equipe diocesana, casais coordenadores dos setores diocesanos e dos setores da Pastoral Familiar na diocese. Seguindo a apresentação, os presentes aclamaram o Santo Evangelho do dia que teve como tema 'Jesus, manso e humilde de coração' o qual fora proclamado por nosso guia pastoral que também fez a reflexão do mesmo.

Em sua reflexão, Rian Miranda enfatizou sobre a vida do cristã missionário. Falou sobre a realidade que se vive nas paróquias quanto ao chamamento de pessoas ao serviço pastoral que o negam alegando serem incapazes, não dotados de dons ou mesmo de sabedoria. Enfatizando os versículos proclamados, ele falou que, de fato, Deus não revela a sabedoria divina aos grandes intelectuais, mas sim aos pequeninos, àqueles que reconhecem a miserabilidade humana e que encontram a fortaleza e o suporte em Cristo. Para servir a Deus basta dizer um sim e Ele cuidará de capacitar, com dons e com a sabedoria, aos que, a exemplo de Maria, deram seu sim, afirmou o guia pastoral.

Ainda sob à luz do Evangelho (Mt 11, 25-30), falou também  das dificuldades para a realização dos trabalhos pastorais em relação à disponibilidade e doação dos seus membros. Afirmou que todos têm afazeres, trabalhos, fardos, cruzes, sejam elas da doença ou do desemprego, entretanto esses compromissos não podem justificar o 'não' para o serviço. Como o Evangelho, de modo claro, afirma que todo aquele que segue a Cristo tem o seu fardo suavizado e o jugo amenizado, o cansaço da labuta diária é santificada pelo serviço à Deus por meio da Pastoral Familiar, exortou Rian.

Por fim, concluiu a reflexão suplicando que cada membro pastoral possa ter um coração semelhante ao de Cristo, manso e humilde, a fim de que possam contemplar a essência do serviço pastoral, a verdade do amor e da fraternidade.

Após esse momento da partilha da Palavra de Deus, os casais foram divididos em quatro grupos que seguiram das distintas salas onde houveram as formações especializadas para cada área.

No auditório do colégio foram os casais coordenadores, secretários e tesoureiros da pastoral familiar de cada paróquia. Lá fizeram a dinâmica do desenho de dois bonecos com intuito de compreender o trabalho em equipe, como também debaterem sobre a realidade vivida por cada paróquia, bem como das funções do casal coordenador, vice-coordenador, secretário e tesoureiro.

Em salas separadas se reuniram os casais dos setores pastorais Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais, eles que explanaram a vivência desse setor em cada paróquia e estudaram o que deve ser feito e qual é o objetivo desses setores nas paróquias, na vida das famílias e da sociedade em geral.

O primeiro Encontro Diocesano de Formação Pastoral encerrou com outro momento realizado na quadra, desta vez para avaliação desse mesmo encontro e para sugestões para a caminhada da Pastoral Familiar na Diocese de Salgueiro.Por fim, nosso pároco, Padre José Gilson, que permaneceu no colégio desde a manhã por volta das 9h30min - visto que não pôde participar da abertura em vista da Missa da comunidade - agradeceu pela presença de todos, falou um pouco sobre o serviço pastoral na paróquia e concluiu com a bênção final.

Segundo o término do Encontro houve a partilha do almoço.

Em suma, foi um Encontro agradável, marcado pela animação, pela oração e pela formação. Que esse mesmo encontro possa produzir muitos frutos de amor e de santidade para cada paróquia, para a Diocese de Salgueiro.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário