sábado, 10 de maio de 2014

Mensagem do Guia Pastoral às Mães


Estimada Mãe, irmã pastoral,

No mistério sagrado da vida encontramos uma peça ímpar que o faz acontecer: a Mãe! Deus, que é Pai e Criador, dota a mulher de dons e virtudes e a torna fecunda, fecunda para gerar a vida, fecunda para abrigar em seu ventre uma nova imagem e semelhança do próprio Deus.

Como se não o bastasse carregar em seu corpo, durante nove meses, o novo sopro de vida que é tecido pelas mãos hábeis do Onipotente, Deus faz da Mãe um vaso de ternura e de compaixão que irriga de amor à criança e a todos que a rodeiam.

O colo da ‘Mãe’ é enovelado pelo Ágape, o que o faz lugar de encontro, de reconciliação, de afeto, de carinho, mas também de conselhos, de justiça, de fidelidade à moral da fé e suas dimensões. É nesse colo em que crescemos e firmamos nossa identidade, nosso caráter.

O ser ‘Mãe’ é, portanto, a personificação da teologia da vida! E Maria é a imaculada e sempre venerável personificação da teologia da vida e do amor.

É bem verdade que assumir o papel teológico do ser ‘Mãe’ não é algo fácil, mas é algo que requer renúncias, responsabilidades e compromissos. Tanto é verdade que, em nossos tempos, ser a verdadeira ‘Mãe’, a qual é unida a Deus, princípio da maternidade, é algo extremamente doloroso e fadigoso, afinal, o mundo no qual vivemos rejeita o que é divino, e nessa rejeição sugere às mães um modelo contraditório ao que Deus planejou, marcado em princípios fúteis de procriação ou mesmo de status social.

Assemelha-te à Maria! Buscai, como ela, viver o amor e a união com o Altíssimo! Segue, como Maria, os passos de Jesus! Vivei as virtudes da Bem-Aventurada Rainha das Mães: a paciência, a caridade, a esperança, a fé, a confiança, o silêncio oracional, a ternura; e repasses, como ela repassou a Jesus, aos teus filhos.

Seja tu sempre âncora da vida, da verdade, da fé! Seja tu a verdadeira Mãe, unida a Cristo! Seja tu reflexo do que foi a Mãe Maria!

Rogo à Mãe Maria, intercessora admirável, para que tu sejas agraciada das copiosas e fecundas bênçãos do Filho Jesus, a fim de que possas viver a maternidade com dignidade, de modo exemplar, reluzindo sempre o amor de Deus e a ternura de Maria!

Parabéns pelo seu dia!

Rian Miranda Arruda de Carvalho Barros

Guia Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário