terça-feira, 4 de março de 2014

Encontro de Formação Pastoral


Na noite de hoje nossa Pastoral realizou, como de costume, o encontro de formação pastoral, no Auditório João Paulo II, sobre o tempo litúrgico da quaresma e sobre o tema da campanha da fraternidade deste corrente ano. Estiveram presentes membros da nossa pastoral e também representantes de outras pastorais, grupos e movimentos da nossa Paróquia.

A formação pastoral, ministrada pelo nosso guia pastoral, Rian Miranda, teve como primícia preparar os que irão viver com maior intensidade o tempo quaresmal, sobretudo os que irão para a missão na comunidade com os encontros da campanha da fraternidade que tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e como lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5, 1).

A primeira etapa foi um debate entre grupos que buscaram responder as perguntas: O que pensar sobre esse tempo litúrgico, marcado pela cor roxa? Por que se chama quaresma? Qual o significado do deserto? Que convite nos é dado por meio das tentações sofridas por Jesus no deserto? Em seguida houve a partilha das respostas e a explicação fiel sobre os assuntos quaresmais.

Em comunhão com a mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, para a quaresma 2014, fizeram a meditação da passagem bíblica do apóstolo Paulo aos coríntios (II Cor 8, 7-15), atentando para as misérias humanas e para a riqueza de Deus que preenche os vazios do homem e lhe garante a salvação plena.

Após a mencionada meditação, estudaram o tema e o lema da CF 2014, buscando responder a estas perguntas: Por qual motivo a CNBB escolheu tal tema? Quais os tipos de tráfico humano percebemos na sociedade contemporânea? O que se pode fazer para impedir o tráfico? 

Nesse cenário, meditaram a passagem bíblica que serviu de inspiração teológica do tema e do lema da CF 2014 - Gl 5,1-12 - fazendo outros questionamentos, à procura de respostas inerentes à mensagem do Evangelho da vida (O que Deus nos fala sobre a liberdade, sobre a escravidão, sobre as leis que cessam a liberdade? Que outros tipos de tráfico podemos perceber, com base na leitura bíblica? Há tráfico humano espiritual? Como isso se procede? Como sanar essas entraves sociais e espirituais nas comunidades?)

Por fim, realizaram, diante da relíquia de Santa Terezinha, a oração da Campanha da Fraternidade e a oração pelos missionários sob a intercessão da padroeira das missões, a florzinha do Carmelo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário